Ladrilho hidráulico
OU MOSAICO
Neste campo, nelhor, nesta arte, foi
aqui o nosso
representante o sr.
MÁRIO MIRANDA, que
manteve, por anos,
nas décadas de 60/70,
a sua fábrica
no encontro d as ruas
padre Moacir Melo,
com José Agapito
Pereira, próximo ao
mercado da Carne.
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Ladrilho hidráulico, mosaico
hidráulico ou piso hidráulico (às vezes
impropriamente chamado azulejo hidráulico),
é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve
seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.
Foi apresentado
como alternativa ao mármore ou como uma
"cerâmica" que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 1960, o surgimento de outros materiais
substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados
e mais rentáveis.
Os ladrilhos
hidráulicos têm sua origem no final do último século no sul da Europa. Rapidamente se espalharam pelos
países mediterrâneos e
tornaram-se populares também na Inglaterra vitoriana e
na Rússia por sua resistência e por suas
qualidades decorativas.
Até hoje
continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a
mesma há mais de um século.
História
As primeiras
referências datam de 1857 quando o piso
hidráulico foi descrito como alternativa à pedra (ao mármore principalmente). O
produto foi apresentado na Exposição
Universal de 1867, em Paris, pela empresa Garret, Rivet i Cia. como
uma "cerâmica" que não precisava de cozimento pois era solificada por
meio de prensas.
Produtores
notáveis se desenvolveram na região de Barcelona, destacando-se M. C.
Butsems, Orsola, Solà i Cia., Munner i Boada, La Catalana, Mosaics Martí (ainda
em atividade) e Teòtim Fortuny; porém a mais importante e mais conhecida foi
Escofet, Fortuny i Cia. S. en C., fundada em 1886 e
que fabricou os mosaicos dos
prédios modernistas barceloneses antes
de se expandir por toda a Espanha e Américas[1][2].
As dimensõess
habituais das peças era de 20cm×20cm mas também havia as de 10cm×10cm,
15cm×15cm, 25cm×25cm e de 40cm×40cm.
A coincidência
dessa técnica com o movimento modernista favoreceu
o surgimento de mosaicos artísticos, com desenhos complexos. Os fabricantes se
cercavam de desenhistas e arquitetos da moda, como Alexandre
de Riquer, Domènech i Montaner, Josep Puig i
Cadafalch, Josep
Pascó, Antoni Saurí i Sirés e Enric
Sagnier[3].
Um colaborador
de Antoni Gaudí, Joan
Beltran, desenhou um pavimento hidráulico para a Casa Batlló. O mosaico, porém, acabou sendo
instalado na casa Milà e,
posteriormente, serviu de revestimento ao conjunto do Passeig de Gràcia, em Barcelona.
Os desenhos dos
azulejos hidráulicos representavam formas geométricas, flores ou folhas. Os
mais delicados utilizavam um motivo que se repetia e se propagava pelas peças.
Geralmente, os decoradores compunham seus desenhos simulando um tapete que
recobria a totalidade de uma sala, o que requeria que as peças de ladrilho se
adaptassem perfeitamente às dimensões do piso, sem que fosse preciso cortá-las.
Também era habitual que um motivo fosse gerado pela combinação dois, quatro ou
seis ladrilhos diferentes, o que complicava consideravelmente a produção e a
instalação.
1.
Um molde
de bronze é feito para cada desenho,
separando cada cor, ainda sem o ladrilho.
2.
Esse molde é
ajustado a um quadro exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho.
3.
Cada parte do
molde de bronze é enchida com uma mistura líquida com pigmentação a base de óxido de ferro, pó
de mármore e cimento branco, individualmente.
4.
O molde de
bronze depois é retirado e a superfície colorida é coberta com uma mistura seca
e logo após uma úmida.
5.
O ladrilho é
comprimido em uma prensa hidráulica.
6.
Depois que o
ladrilho é liberado da forma, é retirado com cuidado.
7.
O ladrilho recém
fabricado descansa por 24 horas, só então é submergido na água por
aproximadamente 8 horas.
8.
Finalmente, os
ladrilhos são armazenados por 4 semanas na sombra para terminar a cristalização do
cimento, após este período estarão prontos para serem utilizados.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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