A genealogia sobralense é muito rica. e Assis Arruda foi muito perspicaz em suas pesquisas sobre o assunto.
No volume V, tomo II, quando relaciona OS LINHARES, Assis Arruda discorre sobre OS FERREIRA DA COSTA, pois tudo e stá no mesmo tronco familiar.
Pergentino foi somente prefeito de Ubajara, por mais de 20 anos, em vários mandatos, sem contar o tempo em que esteve vice prefeito da Cidade. Já GRIJALVA COSTA foi prefeito e deputado estadual constituinte em 1947, ocupando a segunda secretaria dos trabalhos daquela comuna.
Na tentativa de biografar, de maneira rápida, os dois, Pergentino e Grijalva Ferreira da Costa, encontrei divergências no tocante ao grau de parentesco dos dois. O texto que vou postar a seguir, acompanha as anotações de Assis Arruda, na integra vai postado logo adiante.
A divergência acontece por conta das palavras de um parente que afirma que Grijalva e Pergentino são, na verdade, irmãos. E, pelas colocações de Assis Arruda, Pergentino é tio - avô de Grijalva Costa. A postagem visa apenas apresentar dados sobre a situação para que, um dia, sendo realmente analisada a questão mais profundamente, se chegue a uma conclusão.
Veja que Pergentino é filho do Cesário Ferreira da Costa, este casado com Maria Viriato de Medeiros. Só que ele, Pergentino, não é do primeiro casamento de Cesário; é do segundo, com dona Celina Jorge de Souza. Um outro Cesário, o Qn 32, ai anotado, filho do primeiro casamento de Cesário com Maria Viriato de Medeiros, ressalte - se do primeiro casamento, vem a ser o pai de Grijalva Costa. Este Cesário Qn 32 era casado com Francisca Belarmino da Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário