sexta-feira, março 18, 2022

CARTÕES POSTAIS antigos


 Muitos  destes  cartões,  bastante  procurados  em  tempos  recentes,  são  hoje  só  memórias!!!  No  tempo  em  que  as  pessoas  escreviam  cartas  para  se  comunicarem,  os  cartões  postais  tinham  lugar  de  destaque.  Como  era  gratificante  quando  recebíamos  um  cartão  de  uma  pessoa  querida...  Quem  não  viveu  esta  condição,  não dá  a  importância  ao  fato.  

Olhemos  a  beleza  do  cartão  que  se  refere  a  portal  de  catedral  de  são  Miguel  e  Gudula,  de  Bruxelas,  na  Bélgica.  Veja  a  história,  da  WIKIPÉDIA. 

História

Em 1047, Lamberto II de Lovaina fundou um capítulo nesta igreja e organizou o transporte das relíquias de Santa Gudula, abrigado antes disso, na Igreja de São Gaugérico, na ilha de Saint-Géry. Os santos padroeiros da igreja, São Miguel Arcanjo e a mártir Santa Gudula, são também padroeiros da cidade de Bruxelas. No século XIII, a catedral foi renovada em estilo gótico. O coro foi construído entre 1226 e 1276. A fachada foi concluída em meados do século XV. 


E  a  PIETÁ, de  Michelângelo, da  Basílica  de  Sao  Pedro,  em  Roma.

 A Pietà [pjeˈta] (em português Piedade) de Michelangelo é talvez a pietà mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços de sua mãe. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»

Fica na basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.

O tema retornaria anos mais tarde para as preocupações de Michelangelo, que esculpiu, no final da vida, a Pietà Rondanini, num estilo muito diferente dessa.

Modelo 3D da escultura

História,  de  WIKIPÉDIA

Em 21 de setembro de 1498 o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou a Michelangelo uma imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, para a antiga basílica de São Pedro.

Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietà. O tema vem da Europa do Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou o realismo cruel típico do gênero em favor de uma visão idealizada.

Iniciara-se como artista ainda durante o Quatrocentos, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietà foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas. 

E  o  card  final,  uma  cena  romântica  de  um  casal,  com  anjos  e  querubins  folgados  ao  fundo!!!

Uma  beleza  inconteste!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANCO DE BIOGRAFIAS

TATIANNI CARNEIRO CRUZ escreveu

  Está  no  Trabalho  de  TATIANNI  CARNEIRO  CRUZ