sexta-feira, julho 01, 2016

E O BONDINHO, HEIN? VEJA A SITUAÇÃO


REPERCUTINDO  MATÉRIA  DO  JORNAL  DIÁRIO  DO  NORDESTE,  Zona Norte,  de  22  de  junho  de  2016.



O  COMPLEXO  TURÍSTICO  DO  BONDINHO  E  SUA  RECUPERAÇÃO.
ACOMPANHANDO...

                                    
Ubajara- O projeto de reforma e modernização do Bondinho de Ubajara foi apresentado nesta terça-feira, 21, na sede do município, pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que mostrou ao Conselho Gestor do Parque Nacional de Ubajara como ficará o equipamento após a obra, onde serão investidos R$ 10 milhões. A reunião era a última etapa para obter a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, para realização da obra.
Reforma

O Bondinho receberá uma completa reforma e modernização, com obras de renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos; recuperação da coberta da estação inferior; construção de banheiros nas estações superior e inferior; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.
Novo mirante do complexo turístico de Ubajara, de acordo com projeto da Setur.
Licitação
No dia 25 de maio, a Setur apresentou o projeto de modernização do bondinho para o ICMBio. Agora, após a reunião em Ubajara, os preparativos para dar início à licitação da obra serão finalizados e, quando concluída a licitação, o prazo para término será de seis meses. “Como o bondinho está em uma área de proteção ambiental, o processo é mais lento, pois precisa seguir uma série de trâmites”, detalha Juliana Brauner, coordenadora da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) responsável pela obra.
Paralisação
De acordo com Setur, que administra o equipamento, ele foi fechado a visitação em maio de 2015 para que a segurança dos visitantes não fosse posta em risco. Relatórios mostraram que a espessura dos cabos que faziam a condução da cabine do bondinho estava abaixo do nível mínimo de segurança. Antes do fechamento, algumas medidas já haviam sido tomadas em razão do desgaste do equipamento. Primeiro, passou a funcionar apenas em feriados e fins de semana para que o tempo de uso fosse prolongado. Mesmo assim, o equipamento precisava ser fechado para diversos reparos, constantemente. O bondinho completou 40 anos em 2015 e nunca havia recebido uma modernização.
Visitas
Ainda de acordo com a Secretaria, ainda não houve queda expressiva na movimentação de turistas da região. No ano passado, o Parque Nacional de Ubajara teria recebido 104.900 turistas. O ano de 2014 teria fechado com 108.560 visitantes. “A necessidade de paralisar o equipamento para reforma era essencial para a segurança dos visitantes e continuidade do bondinho. Sabemos do transtorno, mas ele será momentâneo. A contrapartida é que a população irá receber um equipamento moderno, com condições de funcionar por mais 40 anos”, finaliza Juliana Brauner.
Fonte: DIÁRIO  ZONA NORTE,  de  22.06.2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANCO DE BIOGRAFIAS

OPERÁRIO DA INTELIGÊNCIA. Uma biografia sobre MAGALHÃES JÚNIOR

  1 2 3 4