"Delmiro Gouveia nasceu a 5 de Junho de 1863 no município de Ipu, estado do Ceará, ou seja, na fazenda Boa Vista ou nas suas cercanias. Foi batizado pelo coadjutor do vigário da vizinha vila de Santa Quitéria (...). O seu nome completo era Delmiro Augusto da Cruz Gouveia (... ). O pai, cearense, chamado na intimidade Belo ou Tio Belo, foi o major Delmiro Porfírio de Farias, morto a 2 de dezembro de 1867, na guerra do Paraguai (...). A mãe, procedente de Pernambuco, nascida Leonila Flora da Cruz Gouveia, ficou conhecida pelo apelido de Curica nos sertões do Ipu e Santa Quitéria, onde viveu poucos anos (...)".
O trecho acima foi retalhado do livro "Delmiro Gouveia Pioneiro e Nacionalista", de F. Magalhães Martins. Que saiba o Blogonauta que Delmiro Gouveia foi o precursor da Hidrelétrica de São Francisco, pois, de 1911 a 1915, lutou incansávelmente pela instalação de uma usina de energia nas cachoeiras de Paulo Afonso, trabalhando com investimentos europeus e passando por cima de todos os obstáculos.
De comerciante de peles chegou a dono de uma enorme fábrica de linhas, construiu praticamente a cidade de Pedra, hoje Paulo Afonso.
De comerciante de peles chegou a dono de uma enorme fábrica de linhas, construiu praticamente a cidade de Pedra, hoje Paulo Afonso.
Afirma - se que, como passou a competir com fábrica de linhas inglesa, foi assassinado em 10 de Outubro de 1917.
Leia: Faz muito bem para a mente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário