É A SUGESTÃO DE LEITURA
" - A vida é um buraco, meus amigos - murmurou Alexandre. De volta da feira, dei uma topada, e esfolei o dedo grande, rebentei a correia desta infeliz e andei légua e meia com um pé calçado, outro no chão. Estava aqui pensando no meu tempo de rico. Dinheiro no baú, roupa fina e um quarto cheio de sapatos de toda versidade.
- E botas com esporas de prata - acrescentou Cesária.- Isso mesmo - concordou Alexandre.
- Botas com esporas de prata e de ouro, penduradas no torno. Agora é a desgraça que se vê: um pedaço de sola amarrado no casco, espinhos, rachaduras no calcanhar. Não somos nada não, seu Libório.".
Das minhas leituras, causou - me grande satisfação a grandiosa obra de Graciliano Ramos. Dele, li tudo. Inclusive, tenho em casa, na minha pequena biblioteca, um volume denominado Cartas de mestre Graça, além de toda a sua obra. O texto acima está inserto no Histórias Agrestes. São contos rápidos de muito sabor, contados em Histórias de Alexandre.
Em Memórias do Cárcere, "- Não concordo com as suas idéias, mas respeito - as", existem passagens bastante interessantes. Em Vidas Secas, Fabiano e família representam as famílias nordestinas que sofrem, ano a ano, com a devastação provocada pela seca inglória. Um escritor tem a sua obra - prima; Graciliano Ramos deve ser reconhecido pelas suas duas obras primas: VIDAS SECAS e MEMÓRIAS DO CÁRCERE.
É esta a sugestão de leitura em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário