quarta-feira, março 30, 2016

localizando o hospício dos jesuitas da Ibiapaba


A igreja  de  NOSSAS  SENHORA  DA  ASSUNÇÃO,  de  Vila Viçosa


  e  Sobre  a  localização  dO  HOSPÍCIO  DOS  JESUÍTAS  DA  IBIAPABA


Em 1759 o templo estava construído, conforme descrito no ofício do emissário da coroa Lobo da Silva ao Ministro da Corte-Real datada de 22 de maio de 1759[5]:
“A igreja da aldeia da Ibiapaba estava fundada em uma planície no alto da serra, e com 40 palmos de intervalo seguia-se-lhe a habitação dos missionários. Tinha ela de comprido do arco ou cruzeiro à porta principal 110 palmos de vão e de largo 45 palmos. A capela-mor tinha 41 palmos de comprido e 31 de largura e a tribuna 10 palmos de comprido de forma que era quadrado o corpo da capela-mor da face da tribuna para baixo. Para se poder ir ao trono era preciso passar pelas portas que havia nas duas sacristias de um e outro lado em paralelo com a capela-mor. Tinha o altar principal 13 palmos de comprido, e subia-se a ele por 5 degraus de madeira. Ornavam-no as imagens de Santo Antônio, S. José, S. Francisco Xavier e Santo Inácio de Loiola. Nos altares laterais viam-se Santa Ana e N.ª Sª, de rara perfeição, e o arcanjo S. Miguel. O coro estendia-se por toda largura da igreja sobre 17 palmos de comprimento e tinha 2 janelas botando para a rua. As 2 sacristias tinham o comprimento da capela-mor e de largura cada uma 20 palmos ambas com portas para o corpo da igreja e para a rua e ambas com janelas para a cerca dos Rev. Padres. Ao lado ficavam o presbitério com suas paredes de pedra de alvenaria e um pequeno cemitério com 78 palmos de comprido e 45 de largura ostentando na extremidade uma elegante cruz de pau. Aos lados da Igreja estendiam-se em 3 carreiras as casas ou antes as cabanas cobertas e feitas de palha, que compunham a aldeia, cujos habitantes eram tabajaras ,6 anacés, cariús e coaçus ou camaçus. Estes mui desprezados das outras tribos e constantemente a revoltarem-se contra os tabajaras, que os traziam subjugados. Não havia muito que os padres tinham construído aí o seu hospício. É fato que para ereção dele haviam sido expedidas ordens desde os tempos de el-Rei D. Pedro, mas só tiveram elas execução decorridos muitos anos.


Em  tempo:  esclarecendo  que  o  termo  HOSPÍCIO,  naqueles  tempos  antigos  significava  local  onde  se  podia  hospedar  alguém, uma  hospedaria,  ou  casa  de  apoio,  diferentemente  da  acepção  que  o  mesmo ( termo )  tem  atualmente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANCO DE BIOGRAFIAS

RAIMUNDO MAGALHÃES JÚNIOR UMA ANOTAÇÃO DE PRÓPRIO PUNHO

  No  acervo  da  Câmara  MUnicpal  de  Ubajara,  por  Mecostarte