terça-feira, setembro 24, 2019

PARLAMENTAR, NÃO: PARA LAMENTAR!!!!

O  então  padre  EDMILSON  CRUZ  assumiu,  em  1960,  tempo  de  vacância,  a  paróquia  de  Ubajara.  Esta  informação  veio  do  Monsenhor  Tarcísio  Melo, em  conversa  mantida  em  sua  residência,  em  2013/14.

BREVE  HISTÓRICO  DE  VIDA

Nascido  em  Acaraú,  em  3  de  outubro  de  1924,  realizou seus primeiros anos de estudos em Acaraú e no Seminário São José, em Sobral (1937-1939). Fez seus estudos secundários no Seminário São José, em Sobral (1940-1942).
Estudou Filosofia (1943-1944) e Teologia (1945-1948) no Seminário Provincial de Fortaleza.

Presbiterado

Manuel Edmilson da Cruz foi ordenado padre no dia 5 de dezembro de 1948, em Sobral.



HOMENAGEM  NÃO  ACEITA

Dom Edmilson da Cruz recusa homenagem do Senado
Em 21 de dezembro de 2010, Dom Edmilson da Cruz foi convidado a receber uma homenagem do Senado, mas a recusou!
O bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou nesta terça-feira (21) receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para PROTESTAR contra o AUMENTO SALARIAL  de 61,8% aprovado pelos parlamentares EM  CAUSA  PRÓPRIA.  A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara.
A recusa do bispo foi feita em um DISCURSO  NO  PLENÁRIO do próprio Senado. Ele criticou os parlamentares por aprovar o aumento deste montante para o próprio salário. “Quem assim procedeu NÃO  É  PARLAMENTAR, é PARA  LAMENTAR”, disse.
O religioso afirmou que a comenda que lhe foi oferecida não honra a história de Dom Helder Câmara, que teve atuação destacada na luta pelos direitos humanos durante o regime militar.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho.” 
- Dom Manuel Edmilson da Cruz
Ele destacou que o aumento dado aos parlamentares deveria ter como base o reajuste que será concedido ao salário mínimo, de cerca de 6%. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isso não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo”.
"Quem assim procede não é parlamentar, é para lamentar", disse
                                                           Fonte  Wikipedia.  visita  24  de  setembro  de  2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário