sexta-feira, janeiro 17, 2014

A OBRA DE GRACILIANO RAMOS

É  A  SUGESTÃO  DE  LEITURA

"  - A  vida  é  um  buraco,  meus  amigos -  murmurou  Alexandre.  De  volta  da  feira,  dei  uma  topada, e esfolei  o  dedo  grande,  rebentei  a  correia  desta  infeliz  e  andei  légua  e  meia  com  um  pé  calçado,  outro  no  chão.  Estava  aqui  pensando  no  meu  tempo  de  rico.  Dinheiro  no  baú,  roupa  fina  e  um  quarto  cheio  de  sapatos  de  toda  versidade.
-  E  botas  com  esporas  de  prata  -  acrescentou  Cesária.
- Isso  mesmo  -  concordou  Alexandre.
-  Botas  com  esporas  de  prata  e  de  ouro,  penduradas  no  torno.  Agora  é  a  desgraça  que  se  vê:  um  pedaço  de  sola  amarrado  no  casco,  espinhos,  rachaduras  no  calcanhar.  Não  somos  nada  não,  seu  Libório.". 

         Das  minhas  leituras,  causou  - me  grande  satisfação  a  grandiosa  obra  de  Graciliano  Ramos.  Dele,  li  tudo.  Inclusive,  tenho  em  casa,  na  minha  pequena  biblioteca,  um  volume  denominado  Cartas  de  mestre  Graça,  além  de  toda  a  sua  obra.  O  texto  acima  está  inserto  no  Histórias  Agrestes.  São  contos  rápidos   de  muito  sabor,  contados  em  Histórias  de  Alexandre.  
         Em  Memórias  do  Cárcere,  "- Não  concordo  com  as  suas  idéias,  mas  respeito - as",  existem  passagens  bastante  interessantes.  Em  Vidas  Secas,  Fabiano  e  família  representam  as  famílias  nordestinas  que  sofrem,  ano a  ano,  com  a  devastação  provocada  pela  seca  inglória.  Um  escritor  tem a   sua  obra - prima;  Graciliano  Ramos  deve  ser  reconhecido  pelas  suas  duas  obras  primas:  VIDAS  SECAS  e   MEMÓRIAS  DO  CÁRCERE.
             É  esta  a  sugestão  de  leitura  em  2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário