Do Diário do Nordeste extraio o Editorial que abaixo divulgo para o conhecimento a quem interessar possa. O assunto é de grande importância. Antecipando o meu comentário, quero dizer que o ensino médio é muito importante para a continuidade da vida do estudante, pois é o momento em que ele está tentando direcionar a sua ocupação futura; é quando o estudante está buscando se posicionar quanto à escolha de um caminho profissional. Mas, por outro lado, chamo a atenção de todos para uma questão: há, sim, muita dificuldade para a formação de docentes nas áreas de matemática, química, física e biologia. Este fato, desaguará, com certeza, na deficiência destes profissionais em sala de aula. Há um quê aqui. Os nossos alunos, no ensino básico e, depois no fundamental, não tem uma preparação adequada em matemática e em lingua portuguesa, é claro.
Na área da matemática, é geral: não existe um cuidado especial com o que se ensina e como se ensina. É na base, que está o problema. Os docentes que não existem nas áreas acima - matemática, física, química e biologia, são somente o resultado do descuido na educação básica, principalmente na área da matemática. Os conceitos básicos não são bem explorados. Atentem os educadores e educadoras, os pedagogos e pedagogas. Há que se dar ênfase à matemática na educação básica. O menino e a menina que não são bem iniciados em matemática básica não se interessarão por números no decorrer de suas atividades estudantis. É uma questão de SIMPATIA ou de ANTIPATIA. É o "NÃO GOSTO DE MATEMÁTICA", que estamos cansados de ouvir.
Fonte: Diário do Nordeste, 1/4/2014.
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