quarta-feira, setembro 30, 2015

DÁRIO MACEDO, o jornalista




DÁRIO  MACEDO

Filho  de  Edgar  Brito  Macedo  e  de  Guiomar  Costa  Macedo,  nasceu  em  Ubajara  a  17  de  setembro  de  1940.  Era  casado  com  Antonina  Castelo  Macedo,  filha  do  governador  do  estado  do  Ceará,  Plácido  Aderaldo  Castelo,  de  1966  a  1971. 
Fundou  o  jornal  Águia  de  Haia”,  do  colégio  Rui  Barbosa  e  “O Planalto”,  que  por  meses  circulou  na  serra  da  Ibiapaba.  Foi  correspondente  em  Ubajara  dos  jornais ‘”Correio  do  Cerá”  e  “Unitário.  Em  Fortaleza,  foi  correspondente    do  jornal “ Diário  de  Notícias,  do  Rio  de  Janeiro.  Trabalhou  nos  jornais  “ O Estado”  e  “Tribuna  do  Ceará”.
Ocupou  a  chefia  da  Casa  Civil  do  governo  de  Plácido  Aderaldo  Castelo,  no  período  de  1966  a  1971. 
Em  1976  mudou – se  para  Brasília.
Escreveu   os  livros  “Mocidade  e  Civismo”,  ‘Política,  nem  sempre”  e  “ Do  Alto  da  Torre”.
Dário  Macedo  faleceu  em  1  de  dezembro  de  1991.
                                     Homenagem  à  esposa  de  Dário  Macedo,  em  Ubajara.



O  prédio  foi  construído,  no  início  dos  anos  70  em Ubajara,   em  conseqüência  do  empenho  de  Dário  Macedo.  

Um comentário:

  1. Eu em 1989 sai de Piripiri-Piauí, e meu primeiro contato foi com o Primo Rico Dário Macedo e sua esposa Antoninha. exatamente em 13 de setembro daquele ano. Já na antiga Rodoferroviária fui de imediato ao encontro destes dois seres humanos, e com muita fome.Seis dias na estrada. A minha imaginação era de ir ao encontro de Parentes ricos e inteligentes e pra eu cair na verdadeira vida destes e a minha ao encontrá-lo ( Dário ) foi logo dizendo: "Não sou empresário e nem rico. O que quer? Dinheiro? Eu não tenho nada, venha aí depois ( e um cigarro atrás do outro) e mandou eu ir embora com uma cédula de $100,00 ( Cem) cruzeiros e me DECEPCIONOU, E EU PASSEI FOME MAIS AINDA, aí fui ao encontro de Antoninha e ainda foi mais fria que todos os gelos do mundo. Tive que me ancorar na força de minha juventude e venci até hoje. eu os tenho como IMUNDOS. FRANCISCO PIMENTEL - BACHAREL EM TEOLOGIA- ADMINISTRADOR- BACHAREL EM DIREITO- ESCRITOR E ADVOGADO.

    ResponderExcluir