quinta-feira, janeiro 03, 2019

das CARTAS de GRACILIANO RAMOS


No livro de "Cartas": 1936- 1937. Os bilhetes da prisão.

A primeira carta escrita por Graciliano a sua mulher quando estava preso.

“27-3-1936

Heloísa: Até agora vou passando bem. Encontrei aqui excelente companheiros. Somos setenta e dois no pavilhão onde estou. Passamos o dia em liberdade. Hoje comecei a estudar russo. Já você vê que aqui temos bons professores. O Hora estuda alemão. Entre os livros existentes, encontrei um volume do Caetés, que foi lido por um bando de pessoas. Companhia ótica. Se tiver a sorte de me demorar aqui uns dois ou três meses, creio que aprenderei um pouco de russo para ler os romances de Dostoiévski. Nas horas vagas jogo xadrez ou leio a História de Portugal. Julgo que sou um dos mais ignorantes daqui. Pediram-me uma conferência sobre a literatura do nordeste, mas não tenho coragem de fazê-la. As conferências aqui são feitas de improviso, algumas admiráveis. Tudo bem. As camas têm percevejos, mas ainda não os senti. Quanto aos mais, água abundante, alimentação regular, bastante luz, bastante ar. E boas conversas, o que é o melhor. Não lhe pergunto nada, porque as suas cartas não me seriam entregues. Abraços para você e para todos. Beijos nos pequenos. Graciliano”.

[Cartas, de Graciliano Ramos. Record (1985 - pág 165)]


Ainda no livro de "Cartas". 1928. As cartas de amor trocadas com a futura mulher bem mais jovem do que ele.
Heloisa foi muito amada pelo Graciliano Ramos.

Bilhete: Quando recebi tua carta...

[...]
serás a metade de minha alma.

A metade?
Brevemente?
Não: já agora és,
não a metade, mas toda.

Dou-te a minha alma inteira,
deixe-me apenas uma pequena parte
para que eu possa exist
ir por algum tempo
e adorar-te.

[Cartas, de Graciliano Ramos. Record (1985- pág. 101]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANCO DE BIOGRAFIAS

REPLAY GRUPO DE MÃES DE ALUNOS

  da  ESCOLA  GRIJALVA  COSTA,  no  centro  de  Ubajara.  Década  de  70 A  professora,  em  pé,  ao  fundo,  era  Zuleide,  que  foi  morar...