quarta-feira, setembro 12, 2012

O CAVALO E O JUMENTO



O  CAVALO  ESNOBE
E  O  JUMENTO  CARREGADO

Talvez    no  tempo  em  que  os  animais  falavam,  um  belo  cavalo  esnobe  acompanhava  seu  dono,  que  ia  caminhando  pela  longa  estrada  sem  distância  a  medir.  Na  comitiva  também  andava  um  jumento  capenga,  atarefado  com  grande  carga  que  muito  lhe  pesava  às  costas.
 Como  disse, lá  iam  os  dois,  o  cavalo  e  o  jumento,  este  filósofo  das  beiras  de  estrada,  agora  sobrecarregado  com  as  burundangas  do  patrão.
 O  jumento,  sofrendo,  diz:
- Amigo  Cavalo,  ajuda – me  a  levar  esta  carga  que  está  exuberantemente  pesada. 
Você  tem  mais  força  que  eu.  Vamos  dividi-la.
-  Eu  não!,  responde  a  esnobice  cavalar.
Argumenta  o  jumento:
-  Acho  melhor  você  me  ajudar...
E  profetiza:
-  Vai  que  durante  a  viagem  eu  sofro  um  avecêdomiocárdio???  Ai  vai  sobrar  tudo  para  você  carregar...
O  cavalo  esnobe  fez  questão  de  não  ouvir.
A  comitiva,  como  a  fila  e  a  vida,  anda.
Parece  que  o  jumento  tava  era  adivinhando...  A  profecia  aconteceu.
De  tanto  que  carregou  a  carga,  que  não  tem  culpa  de  nada,
O  jumento  estatelou – se   e,  com  o  peso  sufocante
Morreu.
Bastante  estrada  ainda  havia  a  seguir.
O  dono,
O  patrão, 
O  mandão
Vendo  a  situação,
Recolheu  todo  o  mantulão,
Atirando  tudo  que  havia  e  mais  alguma  coisa  nas  costas  do  cavalo  esnobe,
Sem  misericórdia
E  sem  perdão.
Disse:  “vambora,  cavalo.  Chegou  a  tua  vez.

Moral  da  História
Divida  o  fardo  para  não  ter  de  carregá – lo  sozinho,  pois  quando  se  presta  ajuda  a  um  semelhante,  estamos  ajudando  a  nós  mesmos.

Reescrita  de  “O  Cavalo  e  o  Jumento”,  do  livro  “O  Jumento,  Nosso  Irmão”,  do  Padre  Antonio  Vieira. 

Um comentário: